quinta-feira, 10 de junho de 2010

Aprendendo a Falar

Robianca Munaretti


A capacidade de adquirir linguagem é específica do ser humano. É por meio dela que são ampliadas noções de tempo e espaço, desenvolvendo sua capacidade de raciocínio, sendo capaz de planejar ações, avaliá-las e realizálas. A linguagem é vital para as crianças aprenderem a resolver problemas e pensar logicamente.
O desenvolvimento da linguagem e o da fala está intimamente ligado, mas caminha separadamente.

A linguagem é o aspecto mais amplo, é a capacidade de se comunicar, de compreender e ser compreendido. A fala é a forma como expressamos a linguagem, como transmitimos nossas ideias. O início da comunicação humana dá-se no choro instintivo do bebê, quando precisa que suas necessidades básicas sejam atendidas. Este choro é interpretado pela mãe que lhe atribui função comunicativa. Desenvolvendo suas aprendizagens, desde o nascimento através da
exploração do ambiente por meio dos sentidos, ouvir sons e vozes é de suma importância para a aprendizagem da linguagem, contanto necessariamente com as funções auditivas normais.

Com o tempo, ele aprenderá a conversar por meio do balbucio, da imitação das vozes que ouve. O balbucio funciona como um “treino” articulatório, onde a criança repete sílabas sem significado. Em função disso, é indispensável e fundamental a participação de um adulto, que converse com a criança e esteja disposto a ouvi-la. Com dois meses de idade o bebê já distingue a voz humana de outros sons, gosta de escutar a conversa das pessoas, sendo capaz de distinguir a voz materna.

A primeira palavra do bebê ocorre entre dez e catorze meses de idade. Aos 18 meses sua fala expressiva possui cerca de dez a vinte palavras concretas. Aos dois anos de idade, a criança poderá estar usando cerca de duzentas palavras.
Aos dois anos e meio, seu vocabulário aumenta muito, sendo capaz de se expressar
por sentenças simples. Com três anos, a criança entende a maior parte daquilo que ouve dos adultos, faz uso de novas palavras e sabe fazer uso da linguagem para conseguir o que deseja, conversando por meio de sentenças completas quepodemser entendidas por em até 80% pelo ouvinte.

Aos quatro anos, já é capaz de pronunciar adequadamente os fonemas de sua língua, sua linguagem está completa, devendo ser apenas aprimorada. Importante ressaltar que a criança fala conforme o ambiente em que vive. Aquela que está mais exposta à fala terá seu vocabulário mais rico e seu desenvolvimento será mais rápido. Por isso, o papel da família e da escola é fundamental. A criança aprende pelas suas vivências e o adulto deve estar sempre conversando, transformando em palavras as ações das crianças.

A criança segue sempre o modelo do adulto. Aquelas que vivem em ambientes onde falam corretamente com ela, falarão corretamente mais cedo do que aquelas onde as pessoas imitam o seu falar.

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