terça-feira, 9 de novembro de 2010

Leitura pode trazer sensação de bem-estar, diz especialista

Dedicar algum tempo dia para ler ajuda a quebrar a rotina de obrigações

O hábito da leitura não acarreta apenas benefícios como o aumento do vocabulário e habilidades na expressão escrita, também é um ótima forma de relaxar. Dedicar algum tempo dia para ler ajuda a quebrar a rotina de obrigações e proporciona uma sensação de bem-estar segundo a Professora de Psicologia da Educação da Faculdade de Educação da UFRGS Tania Beatriz Iwaszko Marques.

— A leitura possibilita ganhos imediatos como a obtenção de informações ou o prazer proporcionado pelo próprio ato de ler — afirma.

De acordo com a professora, saber escolher as leituras é muito importante para que a pessoa se sinta confortável e se identifique com a obra. É preciso buscar assuntos de interesse pessoal, que estejam apresentados em linguagens adequadas a cada gosto ou faixa etária.

— Sabe-se que muitas pessoas desenvolvem aversão à leitura em função de primeiros contatos com livros terem ocorrido por imposição. Por isso, é importante procurar identificar as preferências de cada um.

Hábito precisa nascer na infância

Incentivar este hábito ainda na infância é a forma mais fácil de formar um adulto com gosto pela leitura. Para isso é necessário estabelecer uma relação agradável entre as crianças e os livros.

Desde muito pequenos, eles já podem ter contato com obras feitas em materiais plásticos, coloridos, com muitos desenhos e até sons e relevos para estimular o tato. Segundo a professora, as crianças estão mais abertas para as novas experiências.

— O hábito da leitura pode ser introduzido em qualquer momento da vida, porém, como mudanças de hábito vão se tornando difíceis com o passar dos anos, o ideal é que o hábito seja incentivado desde os primeiros anos de vida — recomenda Tania.

Benefícios a longo prazo

Pessoas que costumam ler com frequência, por gosto ou obrigação, desenvolvem habilidades mais duradouras como o raciocínio lógico, expressão escrita, capacidade de argumentação, concentração e análise aprofundada de uma determinada temática. Isso se reflete não só nos estudos e no trabalho, mas também nas relações interpessoais.

— A qualidade de vida de quem lê aumenta dia após dia na medida de suas leituras, da variedade dos assuntos, da profundidade das abordagens, da literatura, da filosofia, da história, das ciências. A leitura revela ao leitor mundos variados, sem precisar sair de casa — afirma o também professor de Psicologia da Educação da UFRGS Fernando Becker.

BENEFÍCIOS DE QUEM LÊ

:: desenvolve um vocabulário maior

:: tem mais facilidade para argumentar e discutir assuntos com profundidade

:: desenvolve capacidade maior de concentração

:: relaxa com a leitura

:: cria habilidades na expressão escrita


COMO CRIAR O HÁBITO

:: procure assuntos e histórias de seu interesse

:: não fique preso a ler apenas os livros mais conhecidos ou indicados

:: crie um ambiente adequado à leitura, sem barulhos, em uma posição confortável

— Para as crianças:

:: leve-as junto para comprar ou escolher em uma biblioteca

:: fique atento à faixa etária: as linguagens e assuntos devem ser compatíveis com a idade

:: não obrigue a criança a ler

:: leia junto para incentivá-la

Zero Hora - 06/11/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget