domingo, 3 de outubro de 2010

Estudantes aprendem dicas de como ouvir bem e melhor

 


16:00 - terça-feira, 28 de setembro de 2010
 
Os estudantes da 1ª e 2ª séries do ensino fundamental das escolas Gonçalves Dias e Guilherme de Almeida participaram hoje da Tarde da Saúde Auditiva, na Unidade Básica de Saúde Cerne. A prefeita em exercício e secretária de Saúde, Beth Colombo, esteve no local e conversou com as crianças, funcionários e usuários da UBS. Na oportunidade, os pequenos aprenderam ações de prevenção e conheceram o ouvido por dentro.
A atividade faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) e foi realizada pela equipe da UBS e por alunos do curso de Fonoaudiologia da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Os alunos assistiram a palestra da professora Sheila Rockenbach, auxiliada pelo Doutor Sorriso, que ensinou a maneira correta de limpar os ouvidos. “Vocês não podem usar o cotonete, porque ele empurra a sujeira para dentro do ouvido e se corre o risco de ficar com problemas de audição. A cera é importante para proteger o ouvido”, explicou Sheila. Segundo eles, o correto é limpar o ouvido com a ponta de uma toalha macia.
Os pequenos também ouviram sons de diversos instrumentos musicais e comentaram sobre os barulhos agudos e graves. Após, em grupos de seis, os estudantes conheceram como é o ouvido e como ele funciona. Também ganharam folder com dicas para melhorar a saúde auditiva.
Beth ficou encantada com a atividade. Isso porque, segundo ela, as UBSs deveriam ter como missão a prevenção à saúde e não o tratamento de doenças. “Como educadora sempre defendo que saúde se faz com prevenção. Gostaria que todas as UBSs fossem realmente de saúde e não de doença, que também é importante ser tratada nos postos, mas não seria o ideal”, destacou.
A coordenadora do Programa Saúde na Escola, Robianca Munaretti, explica que a proposta do PSE é atender a todas as áreas, como nutrição, destacando a importância da alimentação saudável e sexualidade, com o planejamento familiar e o uso de métodos contraceptivos. Também participaram da atividade o secretário adjunto de Saúde, Leandro Santos, e o coordenador do Estratégia da Saúde da Família, Gilson Menezes.

Daiane Poitevin

Fonte:

http://www.canoas.rs.gov.br/Site/Noticias/Noticia.asp?notId=10865
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget